Show musical embala a Hora do Planeta 2009 em Manaus












Teatro Amazonas foi o ícone escolhido para representar o comprometimento do Estado do Amazonas com o movimento e terá suas luzes apagadas no dia 28 de março. O teatro também será o cenário para o show musical com o Grupo Imbaúba abastecido por energia fotovoltaica.


No Amazonas, o compromisso com o planeta será expresso por meio da música. Durante o ato simbólico da Hora do Planeta 2009 realizado em Manaus, às 20h30 do dia 28 de março, além de apagar as luzes do Teatro Amazonas, o movimento contará com a apresentação musical do Grupo Imbaúba, no local.

O show traz um diferencial baseado na utilização de uma fonte de energia alternativa e ecologicamente correta. Todos os instrumentos e demais equipamentos de som e iluminação serão municiados com energia fotovoltaica.

A Hora do Planeta é um ato simbólico que busca mobilizar a sociedade a mostrar seu apoio ao combate às mudanças climáticas e à preservação do meio ambiente, convidando a sociedade a refletir sobre as causas do aquecimento global com o simples ato de desligar as luzes de suas casas por 60 minutos no dia 28 de março, a partir das 20h30 do fuso local.

O gesto simbólico foi escolhido por possibilitar a adesão de pessoas de todo o planeta, num movimento de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo justo e eficiente para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa.


Música e Natureza

O sexteto manauara – composto por Celdo Braga, Rosivaldo Cordeiro, João Paulo Ribeiro, Roberto Lima, Cláudio Nunes e Sofia Amoedo – também aderiu ao movimento Hora do Planeta e apresentará um show, no Teatro Amazonas, com composições próprias, muitas das quais integram o recém lançado disco “Mãe da Terra”. Trata-se de um trabalho com forte influência de sonoridades da natureza, que chamam de música orgânica — sons e ruídos que ocorrem na floresta, temperados pela magia e pela mística que emanam do universo amazônico.

“A origem do nome do grupo vem da árvore imbaúba, que também é conhecida como mãe-da-terra pelo fato de ser a primeira planta a nascer como forma de resistência ao ambiente degradado. É a mensagem que a banda ajudará a irradiar por meio da música e da poesia”, afirmou Celdo Braga, um dos fundadores do grupo.

Além da mensagem musical de que o planeta precisa de nosso alerta e mobilização, o evento também mostra que é possível fazer uso de alternativas ecologicamente corretas para diminuir o impacto ambiental de nossas atividades. A energia fotovoltaica é fornecida de painéis contendo células solares que, sob a incidência do sol, geram energia elétrica que também é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de pouca radiação ou durante a noite.

“Ao realizarmos um show fazendo uso da tecnologia fotovoltaica, além de mostramos, na prática, que é possível optar por alternativas menos impactantes, também estamos sendo coerentes com nossa preocupação com o uso eficiente de energia, previsto nos programas da Lei de Mudanças Climáticas do Estado, pioneira no Brasil, e com as metas do Amazonas pelo combate ao desmatamento e queimadas, principais fontes de emissão de gases de efeito estufa no País", comentou Nádia Ferreira, Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.

O evento também contará com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) que disponibilizará policiamento, ambulâncias e uma equipe do corpo de bombeiros para garantir a segurança de todos.

“Para o WWF-Brasil a música é um dos melhores meios de atingir os corações e mentes das pessoas, especialmente quando associada a opções ecologicamente corretas. Peço a participação de todos nesse momento histórico no Largo São Sebastião e celebre o planeta ao som do Imbaúba”, convidou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

Teatro Amazonas é ícone da mobilização pelo meio ambiente

Não é a primeira vez que o local é cenário de ações que visam à mobilização em favor da conservação ambiental. O teatro também abrigou a iniciativa que levou mais de 1.600 pessoas a acompanhar a comemoração do Dia da Amazônia realizada no dia 5 de setembro de 2008.

Em parceria com o Governo do Amazonas, o WWF-Brasil, que também comemorou seus 12 anos de atuação como organização genuinamente brasileira, promoveu o show do cantor e compositor Lenine que trouxe para o palco o alerta sobre a importância de conservar Amazônia para garantir a qualidade de vida das pessoas de hoje e das futuras gerações.

"O Amazonas representa um ícone nacional e internacional e o Teatro Amazonas ainda se sobressai mais como símbolo de uma cidade como Manaus. Vivo, apropriado como bem cultural do povo amazonense, o Teatro é orgulho do Brasil", disse Robério Braga, Secretário de Cultura do Amazonas.

Cantor Lenine também apoia o movimento

O cantor e compositor Lenine aderiu à Hora do Planeta. No próximo dia 28 de março ele apagará as luzes da sua casa com a convicção de que cada ser humano deve fazer sua parte para contribuir na construção de um mundo melhor. Além de fazer parte do movimento, Lenine registrou sua mensagem em um spot de rádio gentilmente gravado para o WWF-Brasil. O cantor também vestiu a camisa da Hora do Planeta e divulgará o movimento durante seus próximos shows.

Lenine é parceiro do WWF-Brasil e de outras instituições ambientais. No dia 5 de setembro do ano passado, ele comemorou os 12 anos da instituição e o Dia da Amazônia com um show solo realizado no Teatro Amazonas, em Manaus.

© WWF-Brasil

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário